Nélia junta a formação à vocação na área da geriatria.
- Olhar por aqueles que olharam por nós é uma tarefa honrosa. Nélia Patrão descobriu a sua vocação e após a formação no Curso de Geriatria da Master D está pronta para apostar nesta área com toda a sua dedicação.
- Conheça aqui o Curso de Geriatria da Master D.
Nélia Patrão descobriu a vocação para o cuidado de idosos numa formação pós-laboral e aliou este gosto ao Curso de Auxiliar de Geriatria na Master D Lisboa. O que torna esta área tão apaixonante para a Nélia? Quais são os seus planos para o futuro?
Fomos conversar com esta formanda dedicada para sabermos o que achou do curso, de todo o seu percurso na Master D e de como vai potenciar a sua carreira.
A Nélia esteve no nosso centro formativo de Lisboa e falou-nos sobre esta área que a apaixona.
Curso de Geriatria: A Opinião da formanda.
Porque optou por esta formação?
A vocação para a geriatria foi algo que eu descobri há meia dúzia de anos, num trabalho que fiz pós-laboral e que se intensificou na altura do início do Covid. Percebi que cuidar e tratar do outro e de pessoas que estavam isoladas da família e isoladas do meio era algo que mexia muito comigo. Independentemente da situação de cada pessoa, de cada idoso, acho que a linguagem do afeto é uma coisa que é transversal à muita ou pouca mobilidade de cada um, à capacidade mental de cada um. Percebi que me faltava qualquer coisa, ter a certeza que o meu procedimento normal e tudo aquilo que vamos aprendendo ao longo do nosso trabalho era o correto, se era possível adquirir mais conhecimento. No fundo, formalizar os conhecimentos que vamos adquirindo todos os dias.
Como foi a sua experiência nas Master D?
A primeira vez que contactei com a Master D, falei com a Vera e ela teve aqui um papel fundamental: foi perceber exatamente aquilo que eu queria. Acho que quando fazemos as coisas com gosto, até servir um café, é preciso gostarmos daquilo que fazemos e acho que foi por aí.
As Masterclasses, Jobskills, Webinars e Workshops foram importantes para o enriquecimento da sua formação?
Os conteúdos da Master D estão muito bem divididos e conforme a realidade laboral. É aquilo que se faz na prática e não tive nenhuma dúvida que era isto que queria. Os webinares são fantásticos, são agendados tendo sempre alguma atenção com a agenda do formando, no meu caso que trabalhava remotamente foi ótimo. Como foi à distância tinha essa possibilidade e facilidade.
Sentiu-se apoiado/a e acompanhado/a durante o curso?
O acompanhamento que nos são na Master D é fantástico, em particular a Susana e o enfermeiro Marcelo. São casos que me ficam para sempre porque acho que foram espetaculares neste processo.
Onde se vê a trabalhar no futuro? Quais são as suas ambições?
Para mim só faz sentido cuidar de pessoas com idade e idosos num número restrito, mas cada um é como cada qual. Gosto de tratar as pessoas de forma individual, perceber as necessidades de cada um, perceber o que é eles gostam de fazer. E é aí que vamos buscar um bocadinho da felicidade deles e preenchemos a nossa. Até acho que seja algo além disso, mas é uma coisa que só vai apreendo no terreno.
Recomenda a Master D?
Agora, faço questão de só ter pessoas a trabalhar comigo que tenham de preferência, formação com a Master D, porque ganham esta bagagem e mesmo pessoas que trabalhem comigo e que estejam a trabalhar comigo eu recomendo porque é uma mais-valia. Enquanto não metermos na cabeça que só com formação é que conseguimos ter qualidade, não há trabalhos de primeira nem de segunda, quem qualifica esses trabalhos é quem os desempenha.
O que gostaria de dizer a quem pretende iniciar uma formação na Master D? Que conselhos que gostava de dar?
Só conseguimos valorizar aquilo que fazemos com formação, pois precisamos destas pessoas que estão no terreno e que nos garantem que tratam da nossa família, daqueles que nos deram outras oportunidades. Isso é uma mais-valia enorme. Agradeço tudo o que me foi dado ao longo deste tempo! São fantásticos e houve pessoas que me marcaram e não é mais que um agradecimento para a vida!
Curso de Geriatria: A Opinião da Formanda